ORÁCULO DA POLÍTICA BRASILEIRA (2018)

No tabuleiro estão presentes 4 espaços que simbolizam: escândalo, prisão, morte e presidência. O jogador deve se concentrar, embaralhar as cartas e preencher os espaços determinados. O resultado representa o futuro político que aguarda o jogador em um futuro próximo. Uma das propostas do Oráculo da Política Brasileira é discutir de maneira irônica o papel do eleitor nas eleições e a corrupção que está enraizada no sistema político brasileiro.

Em 2017 o Oráculo da Política Brasileira foi selecionado e participou do 23° Concurso SESI Arte Criatividade, evento que ocorreu de 20 de julho a 11 de agosto no Centro Cultural Cora Coralina em Goiânia – GO. Também em 2017, o Jogo foi selecionado e exposto para ser jogado durante o III Histórias Abertas: Convenção Ludonarrativas, evento que aconteceu nos dias 10 e 11 de novembro, realizado na Faculdade Federal de Juiz de Fora - MG. Uma cópia digital do jogo foi disponibilizada para impressão para o público do evento.

 

Em 2018 aconteceu a terceira exibição do Jogo, durante o VII Colóquio do Grupo de Estudos de História e Imagem, evento que aconteceu em 25 de maio, realizado na Universidade Estadual de Goiás, em Anápolis - GO. Em outubro de 2018 o trabalho foi aceito e participou da exposição de arte computacional EmMeio#10, durante o 17° Encontro Internacional de Arte e Tecnologia (#17.ART): a dimensão política da arte.

 

Em 2019 o game participou da exposição “2° Refluxo - Festival Experimental de Artes”. Em ambas as exposições o trabalho chamou a atenção do público, e pude ver algumas reações devido as cartas retiradas. Por ter sido exposto durante o período de eleições, acredito que o trabalho foi exposto em um momento propício, em que as discussões acerca da democracia e o papel do eleitor e eleitos estava em destaque no cenário nacional.