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Formação

Doutorado em Artes – Universidade de Brasília (2016 – 2020)

Mestrado em Arte e Cultura Visual – Universidade Federal de Goiás (2014 – 2016)

 

Especialização em Docência na Educação Profissional, Técnica e Tecnológica – Instituto Federal de Goiás

(2018 – 2020)

Licenciatura em Formação Pedagógica Para Graduados Não Licenciados – Instituto Federal de Goiás (2018 – 2020)

Graduação em Artes Visuais – Universidade Federal de Goiás (2008 – 2011)

Formação complementar (2008-2020)

 

Plano Museológico: Planejamento estratégico para museus, Distrito Federal: ENAP, 2020;

Documentação de Acervo Museológico, Distrito Federal: ENAP, 2020;

 

Conservação Preventiva para Acervos Museológicos, Distrito Federal: ENAP, 2020;

 

Gamificação para a Educação, São Paulo: UFSCAR, 2020;

 

Para Fazer uma Exposição, Distrito Federal: ENAP, 2020;

 

Acessibilidade em Museus, Distrito Federal: ENAP, 2020;

 

Educação como arte, Goiás: SAPF, 2020;

 

Arqueologia dos jogos: escavando a cultura material na era do Atari, São Paulo: USP, 2020;

 

Formação de Tutores: Estudo de caso, pratica e mediações em EAD, Goiás: CIAR – UFG, 2019;

 

Diálogos sobre Cultura Digital e Formação Docente, Santa Catarina: UDESC, 2018;

 

Internacionalização no Setor de Games, Rio Grande do Sul: UFRGS, 2018;

 

O setor de games no Brasil: panorama, carreiras e oportunidades, Rio Grande do Sul: UFRGS, 2018;

 

O setor de games no Brasil: Dicas e desafios para empreendedores, Rio Grande do Sul: UFRGS, 2018;

 

Ambientação para Educação a Distância: Conhecendo o Moodle, Goiás: UFG, 2018;

 

Formação de Tutores, Goiás – UFG – CIAR, 2017;

 

Narrativas Gráficas nos Quadrinhos e a Produção de Fanzines, Goiás: UEG, 2017;

 

Introdução à programação para Jogos Digitais, São Paulo: UMESP, 2016;

 

Introdução ao desenvolvimento de personagens para Jogos Digitais, São Paulo: UMESP, 2016;

A complexidade sensível: Um paralelo entre videogames e arte, São Paulo: UNICAMP, 2016;

 

Projeto Teia/Rede Anapolina de Artes Visuais, Goiás – SEMUC, 2015;

 

História da Arte - Rumos Itaú Artes Visuais, São Paulo: Itaú Cultural, 2013;

 

Design Gráfico, Goiás: SENAC, 2008.

 

 

Atuação profissional

2014 – 2020.

Pesquisador na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasília.

 

2019 – 2020.

Mediador no Salão Anapolino de Arte – Anápolis: SEMUC.

 

2017 – 2018.

Tutor a distância no curso de Licenciatura em Artes Visuais, Goiânia: UFG.

 

Disciplinas ministradas:

História da Arte: Da Pré-História ao Barroco

História da Arte: Do Neoclássico ao Pós-impressionismo

 

2016 – 2017.

Professor no Instituto Tecnológico do Estado de Goiás em Artes Basileu França, Goiânia: ITEGO.

 

Disciplinas ministradas:

Produção de Histórias em Quadrinhos e Fanzines

Ilustração e Desenho Digital

 

2013 – 2014.

Professor no Colégio Auxilium, Anápolis.

 

Disciplinas ministradas:

História da Arte

 

2012 – 2013.

Professor no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), Anápolis – IFG.

 

Disciplinas ministradas:

Grafite

Ilustração

Produção Audiovisual

Produção Cultural

Produção em Artes Visuais e Curadoria

 

 

PUBLICAÇÕES – destaques (2014-2020)

LOURES, José; COSTA, C. T. O. P. . O eros em uma sociedade cansada: uma busca narcisista pelo outro através dos videogames. ART&SENSORIUM, v. 7, p. 114-129, 2020.


LOURES, José. As musas dos videogames: um limiar entre a objetificação e a hiper-realidade. In: anais do HUB Eventos Media Lab 2020 - VII SIIMI, #19.ART, 2°. RETINA.Internacional e 2°. DAT, 2020, Brasília. Emaranhamentos. Brasília: Universidade de Brasília, 2020. v. 1. p. 157-169.
 

LOURES, José; AFIUNE, P. S. . O tarô de Brasília: entre espiritualismos e a sensibilidade de Marlene Godoy. Revista NóS – Cultura, Estética e Linguagens, v. 5, p. 46-65, 2020.

 

LOURES, José; CHAUD, Nicolau . Os games como linguagem artística: reflexões acerca do crime, sexualidade e psicose. In: XVIII SBGames - Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, 2019, Rio de Janeiro. SBC - Proceedings of SBGames 2019. Rio de Janeiro, 2019. v. 1. p. 1-9.

 

LOURES, José. A censura como silenciamento das linguagens artísticas: um contexto político de perseguição e repressão. In: 28° Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2019, Cidade de Goiás. Origens. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2019. v. 1. p. 1-18.

 

LOURES, José; AFIUNE, P. S. . O ethos religioso na antiguidade: a origem ritualística dos jogos de tabuleiro. Revista Científica/FAP (Curitiba. Online), v. 20, p. 128-145, 2019.

 

LOURES, José. Xenoblade Chronicles: Tecnologia, Coexistência e Humanidade. In: Ana Bandeira; Cleomar Rocha; Vanessa Santana. (Org.). Acessibilidade: práticas culturais e tecnologia assistiva para a cidadania. 1ed.Goiânia: Gráfica da Universidade Federal de Goiás, 2018, v. 1, p. 127-148.

 

LOURES, José. The Witcher: As polêmicas aventuras sexuais de um lobo branco. In: XVII Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, 2018, Foz do Iguaçu. Proceedings of SBGames 2018. Paraná, 2018. v. 1. p. 1003-1006.

 

VENTURELLI, S. ; LOURES, José ; WITT, A. ; REIS, Artur. . Gameart: arte e conscientização ecológica. DAT Journal, v. 2, p. 43-53, 2017.

 

LOURES, José. Comix Zone: uma HQtrônica entre videogame e História em Quadrinhos. REVISTA FRONTEIRAS (ONLINE), v. 19, p. 415-425, 2017.

 

LOURES, José; AFIUNE, P. S. . Os Astecas em Age of Empires II: Representação e Interatividade. In: Cleomar Rocha; Suzete Venturelli; Paulo Bernardino Bastos; Maria Manuela Lopes. (Org.). 16o Encontro Internacional de Arte e Tecnologia: #16.ART: Artis intelligentia: IMAGINAR O REAL. 1ed.Porto: i2ADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade, 2017, v. 1, p. 130-138.

 

LOURES, José; AFIUNE, P. S. . A Imersão nos Games e as Possibilidades de Representação Histórica. In: VII Simpósio Nacional de História Cultural, 2014, São Paulo. Escrita, circulação, leituras e recepções, 2014. v. 1. p. 1-15.

 

EXPOSIÇÕES – destaques (2010-2020)

Exposição coletiva EmMeio#12, HUB, Brasília – DF, 2020.

 

Exposição coletiva 5° Seminário de Artes Digitais: Exposição Panorama, Belo Horizonte – MG, 2019.

 

Exposição coletiva 2° Refluxo - Festival Experimental de Artes, Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás, Goiânia – GO, 2019.

 

Exposição coletiva Ciberpajelança II: Festival de Artes, Goiânia – GO, 2019.

 

Exposição coletiva Sacy Pererê - 100 Anos depois do Inquérito, São Paulo – SP, 2019.

 

Exposição coletiva 2° Edicão da Teia/Rede Anapolina de Artes Visuais, Galeria de Artes Antônio Sibasolly, Anápolis – GO, 2018.

 

Exposição coletiva (Com) Passo, Galeria 406N, Brasília – DF, 2017.

 

Exposição coletiva 16° Encontro Internacional de Arte e Tecnologia (#16.ART), Museu Nacional da República, Brasília – DF, 2017.

 

Exposição coletiva 2° Colóquio Retina.Internacional, Museu Nacional da República, Brasília – DF, 2017.

 

Exposição coletiva 23° Concurso SESI Arte Criatividade, Centro Cultural Cora Coralina, Goiânia – GO, 2017.

 

Exposição coletiva 16° Encontro Internacional de Arte e Tecnologia (#16.ART), Museu Nacional da República, Brasília – DF, 2017.

 

Exposição coletiva no 22° Salão Anapolino de Artes, Galeria Antônio Sibasolly, Anápolis – GO, 2016.

 

Exposição coletiva Enquadrinhos, Instituto Tecnológico de Goiás Basileu França, Goiânia – GO, 2016.

 

Exposição coletiva Teia/Rede Anapolina de Artes Visuais – Galeria de Artes Antônio Sibasolly, Anápolis – GO, 2015.

 

Exposição coletiva no 20° Salão Anapolino de Artes, Galeria Antônio Sibasolly, Anápolis – GO, 2014.

 

Exposição coletiva no 16° Salão Anapolino de Artes, Galeria Antônio Sibasolly, Anápolis – GO, 2010.